PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS BENEFÍCIOS, INIDICAÇÔES E DOSAGEM DO KEFIR

Nesta página você achará as respostas para a maior parte das suas dúvidas sobre os benefícios, indicações e dosagem do Kefir.


  1. Recebi os grãos de kefir e agora o que fazer? Quanto tomar inicialmente?
  2. Posso fazer kefir com água de coco verde e com a sua polpa?
  3. Quem tem lupus pode tomar kefir?
  4. Como reduzir o índice alcoólico do kefir de água?
  5. Como fazer sabonetes naturais e loção usando kefir (grãos de água e kefiraride)?
  6. O kefir pode agir sobre a Cândida Albicans?
  7. O kefir engorda?
  8. Como posso auxiliar o kefir no processo de emagrecimento?
  9. Quem tem intolerância à lactose pode consumir kefir de leite?
  10. Qual a diferença de benefícios entre as diferentes formas de kefir (água, leite, mais fermentado, menos fermentado)?
  11. Com que idade uma criança pode começar a tomar o kefir? E em que quantidade?
  12. Em quanto tempo obtenho resultados para problemas de intestino? E que quantidades tomar?
  13. Em quanto tempo obtenho resultado usando kefir para problemas de acne e manchas no rosto?
  14. Posso fazer gel para cabelos e pele com o kefir?
  15. Qual os benefícios do kefir na gravidez?
  16. Quais os resultados do kefir sobre o Colesterol? E em que quantidades tomar?
  17. O Kefir pode ser usado como tratamento para o herpes labial?
  18. Posso consumir os grãos de kefir?

1) Recebi os grãos de kefir e agora o que fazer?Quanto tomar inicialmente?
Se recebeu seus grãos em mãos, geralmente é uma colher de sopa de grãos, coloque-os em 1 copo (200 a 250 ml) de leite, tampe-o e deixe fermentar em temperatura ambiente por 24 h. Após esse período pode coar e tomar o kefir que deverá estar completamente coagulado.
Se recebeu seus grãos pelos correios precisa dar um tempo para que todas as bactérias e fermentos voltem a trabalhar, de uns 3 a 4 dias. Neste período o leite pode talhar e ter cheiro de azedo ,então, coe a cada 24 h e descarte o líquido, fazendo nova troca. Quando os grãos coagularem o leite e este tiver cheiro similar a iogurte, pode tomar, está pronto o kefir. Se recebeu grãos de água, eles reativam em menor tempo, possivelmente no dia seguinte já possa coar e tomar o kefir, mas como prevenção é prudente descartar o líquido de dois dias. É aconselhável, inicialmente, começar a tomar pequena quantidade (100 ml) para acostumar o organismo e ir aumentando aos poucos, com isso evitará reações "bruscas".

2) Posso fazer kefir com água de coco verde e com a sua polpa?
Sim, veja como em Making Coconut Water kefir (Fazendo o kefir com água de coco verde) e Making Coconut Kefir cheese (Fazendo o queijo do kefir de coco verde). Este site, em inglês, explica como usar a polpa de coco batida para fazer o queijo de kefir de coco com starter de kefir (falso kefir acionador de partida em pó). Substitua o starter por grãos Reais de Kefir). você irá adicionar seus grãos e após 24 h irá coar e retirá-los. A gordura de coco é muito boa no tratamento da Candidíase.

3) Quem tem lupus pode tomar kefir?
Sim e traz muitos benefícios, melhorando o intestino, que fica mais preguiçoso por causa da medicação. Saiba mais sobre o lupus.

4) Como reduzir o índice alcoólico do kefir de água?
Observe a proporção entre grãos, açúcar mascavo e água. Veja em Kefir de Água.
O índice alcoólico está entre 0, 08 a 2% de ácool, numa fermentação de 24 h temos índices médios de 0, 5% usando pote com tampa frouxa (ou pano fino com elástico para fixá-lo) e 1, 0% para pote com tampa hermética). Agitar o pote durante a fermentação também aumenta o índice alcoólico.

5) Como fazer sabonetes naturais e loção usando kefir (grãos de água e kefiraride)?
Importante:
Para fazer sabonetes com base glicerinada ou perolada e o kefir (em grãos) não perder as propriedades: após derreter a base em banho-maria, deixe esfriar até 30/35°C, use um termômetro para se certificar (se não tiver use o dedômetro). Depois acrescente os grãos e, em seguida, coloque em moldes e deixe esfriar. O uso de corante e essência é opcional.
Para sabonete líquido: em 1 litro (onde é usado 250 ml de base para sabonete), substitua 200 ml da água por kefiraride. Será necessário acrescentar lauril éter sulfato de sódio (qsp_quantidade suficiente para) , pois a acidez do kefiraride diminui a quantidade de espuma. Coloque a base num recipiente de vidro e adicione a água lentamente para hidratar, depois coloque o kefiraride aos poucos e por último o lauril. O uso de corante e essência é opcional.
Para fazer loção para o corpo: use 1 colher de sopa de creme não-iônico (comprado em farmácias de manipulação) e 2 colheres de sopa de kefiraride. Misture muito bem para deixar homogêneo e aplique. Não precisa enxaguar. O que sobrar guarde em pote fechado na parte baixa da geladeira (pode deixar por uma semana). Terá um excelente hidratante natural.


6) O kefir pode agir sobre a Cândida Albicans?
Há um vínculo biológico equilibrado entre o nosso organismo e os microorganismos (cândida albicans) nele existentes e quando cai nossa imunidade abre-se a porta para que os microorganismos (cândida albicans) se desenvolvam em maior quantidade causando desiquilíbrio e a doença (cândidíase). Podemos dizer que "quase" todos nós temos em nosso organismo a cândida, que só vai se manifestar quando estivermos com nossa imunidade baixa.
O kefir em sua composição possue entre outras a levedura Candida Kefir, levedura do bem que junto as demais vai restabelecer o equilíbrio do organismo.
Segundo a Drª. Orla Jenson (bacteriologista dinamarquesa) "O Kefir digere as células de leveduras e tem efeito benéfico na flora intestinal" de onde pode ser usado na prevenção e combate a cândida". Veja mais informações sobre: Controle da Cândida Albicans: kefiraride e Composição da microflora do grão de kefir em: Ciclo e Microflora

7) O kefir engorda?
Não, sendo inclusive indicado para regular o peso, pois provoca uma aceleração no metabolismo. Dê uma olhada em Benefícios. Porém, o açúcar mascavo assim como qualquer outro tipo de açúcar mascavo pode sim pesar em sua dieta hipocalórica. Para saber das vantagens e desvantagens você deve analisar o custo beneficio para o seu caso, se no momento o que mais atrapalha a sua saúde é o peso, então você deve considerar outro tipo de preparação do kefir, como por exemplo com suco de frutas, pois mesmo após a ação do kefir (metabolizando a lactose do leite e a glicose do açúcar mascavo) , o açúcar mascavo e o leite ainda contêm calorias (poucas, mas contém). Se no seu atual momento a sua maior preocupação é a saúde, ou algum problema associado a ela, talvez valha a pena o consumo extra de calorias. Procure equilibrar sua dieta da melhor forma possível e praticar atividades físicas regularmente – obviamente, sempre com acompanhamento médico.

8) Como posso auxiliar o kefir no processo de emagrecimento?
O emagrecimento vem como conseqüência de mudanças de hábitos, pois a partir do momento que você opta por um alimento probiótico você assume uma nova postura diante de sua alimentação e de sua vida. E o Kefir atuando como um enzimático potente aumenta o anabolismo fazendo o seu organismo assimilar mais nutrientes causando um equilíbrio geral, desintoxicando-o, então o que você precisa fazer é auxiliá-lo neste processo:
§ Tomando a 1ª porção em jejum,
1º) As outras 1 hora antes das refeições, o que provocará sensação de saciedade reduzindo o apetite na hora das refeições evitando o comer por compulsão,
2º) Substituir os lanchinhos calóricos pelo kefir de frutas ou kefir de leite desnatado com frutas ou granola light,
3º) Fazer 5 pequenas refeições:comendo carnes brancas, verduras, legumes, cereais, fibras, tomar 2 litros de água diários, não esquecendo dos exercícios físicos_pelo menos uma boa caminhada.
4º) Falar com seu médico para uma avaliação.
Adotando essas medidas você poderá dizer que emagrecer com Kefir é uma Verdade. Lembrando que é desaconselhável jejuar tomando o kefir, é recomendado no dia que quiser jejuar dar uma pausa no consumo.
Veja mais informações em: Benefícios Excesso de peso : Pergunta 46

9) Quem tem intolerância à lactose pode consumir kefir de leite?
Seria uma imprudência afirmar que o kefir consome toda lactose do leite. Claro que quanto mais tempo fermentando, mais ácido se torna o Kefir e menos Lactose terá também. Nesses casos, recomenda-se 36 horas de fermentação e também, a retirada do Kefiraride.
No princípio (uma semana) tome apenas uma xícara de café de Kefir por dia... Caso não venha a ter problemas pode ir dobrando a quantidade até o ponto que deseje tomar. Não tenha pressa e nem force seu organismo. Lembre-se que, em apenas uma xícara de café há microorganismos e kefiran suficiente para melhorar de uma forma geral sua qualidade de vida.

10) Qual a diferença de benefícios entre as diferentes formas de kefir (água, leite, mais fermentado, menos fermentado)?
Basicamente, há apenas diferenças sutis, mas cada tipo pode ter mais utilidade e eficácia dependendo do histórico individual de cada um. É interessante dar uma olhada na página Benefícios para conhecer melhor essas características.

11) Com que idade uma criança pode começar a tomar o kefir?E em que quantidade?
Ela pode começar a tomar o kefir a partir do momento que o pediatra introduzir alimentação pastosa, começando com 1 colher de sopa (15 g) e vai aumentando aos poucos. Pode ver receita em: Receitas doces

12) Em quanto tempo obtenho resultados para problemas de intestino?E que quantidades tomar?
Cada organismo reage de forma diferente, enquanto algumas pessoas começam a sentir melhoras entre 10 e 15 dias de uso contínuo tomando 1 litro de kefir (água ou leite) diário, algumas demoram até 1 mês. O importante é ajudar o kefir cuidando da alimentação (que deve ser rica em fibras, frutas, vegetais, legumes...) e adicionando no seu kefir 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada ou ameixas pretas batidas para potencializá-lo. Lembrando que é imprescindível para auxiliá-lo no processo de desintoxicação do organismo, beber muita água.

13) Em quanto tempo obtenho resultado usando kefir para problemas de acne e manchas no rosto?
Resultados significativos são obtidos a partir de 3 meses para acne e de 6 meses para clareamento de manchas, mas além de tomar o kefir (1 litro diário) , tem que haver um controle na alimentação (evitando chocolates, amendoins... etc) , e para potencializar o kefir , pode fazer compressas com kefiraride: protegendo os olhos com algodão, aplicar no rosto limpo, gaze umedecida em kefiraride, deixar por 20 a 30 minutos. De preferência pode fazer a aplicação a noite.
O Kefiraride é um adstringente natural que ajuda a desinfeccionar e fechar os poros.

14) Posso fazer gel para cabelos e pele com o kefir?
Sim, veja a receita: 1 xícara de chá de grãos de kefir de água
1 xícara de kefiraride ou 1xicara de água mineral (para quem não tem Kefir de leite)
Bater no liquidificador por uns 5 minutos mais ou menos, até ficar um gel.
Cabelos
Lave os cabelos com shampoo e enxágüe, tire o excesso de água com uma toalha e aplique o gel na raiz, faça massagem com a ponta dos dedos e coloque uma touca plástica, não usar touca térmica.
Deixe o gel agir por uma hora, enxágüe bem.
Rosto
Aplicar uma camada não muito fina na pele e fazer massagem circular.
Deixe agir por uma hora, até secar completamente e enxágüe bem.

15) Qual os benefícios do kefir na gravidez?
O kefir de leite é rico em ácido fólico, veja mais em: Benefícios, sendo muito importante na gravidez.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar desde o planejamento da gravidez, pois garante saúde para a mãe e o desenvolvimento do bebê, já que é responsável pela síntese dos ácidos nucléicos (substâncias que produzem proteínas, tecidos e também o código genético, como o DNA, por exemplo).
A simples suplementação do ácido fólico três meses antes e nos três primeiros meses da gravidez são suficientes para reduzir até 95% de problemas da má formação do tubo neural. O tubo neural funciona como o sistema nervoso primitivo do feto. É uma estrutura do embrião precursora do cérebro e da medula espinhal. O fechamento deste tubo é essencial para formar a calota craniana e coluna vertebral do bebê. Isso ocorre entre 22º e 28º dias após a concepção.
Fonte:" A importância do ácido fólico"_Andresa Berger, Redação Terra

16) Quais os resultados do kefir sobre o Colesterol?E em que quantidades tomar?
O probiótico Kefir por produzir ácido láctico, pode absorver o colesterol ruim (LDL) e impedir sua reabsorção pela corrente sanguínea.
É recomendado para se obter resultado tomar 1 litro diário, porém há controvérsias, como exemplo temos informação de resultados obtidos após 6 meses de uso para pessoas que tomaram 1 litro diário e para uma outra que tomou apenas 1 copo, ambos com queda na taxa do colesterol ruim (LDL) , então é prudente usar o bom senso e recomendamos sempre a consulta e acompanhamento de seu médico. Veja mais em: Benefícios.

17) O Kefir pode ser usado como tratamento para o herpes labial?
Sim, pode. Veja mais em: Benefícios.
O Herpes é uma infecção que se manifesta devido a diversos fatores, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
O kefir aumenta a imunidade do organismo e pode sim ajudar o tratamento do Herpes. Veja mais detalhes sobre o Herpes em: http://www. dermatologia. net/Doencas/herpeslabial. htm e não esqueça consulte sempre o seu médico, nada o substitui.

18) Posso consumir os grãos de kefir?
Sim, pode. Veja mais em: Benefícios.
Você pode consumi-los puros ou misturados a saladas, bebidas em geral, doces, gelatinas. Experimente!
Porém, lembre-se de sempre deixar um pouco de grãos para doações e também como reserva, caso aconteça algum acidente que destrua o seu lote de fermentação.



Fonte: [3]