Kefir de Ervas Medicinais

Na foto abaixo estão algumas das ervas que são usadas para fazer o tônico probiotico, "Kefir de erva medicinal". Esta foto mostra a extração herbácea crua, que envolve as partes de qualquer erva inteira e crua em forma seca e fresca, deixando então que os grãos de Kefir façam à extração. O ideal é usar os grãos de kefir de leite para preparar kefir de erva, pois existe um risco de que os grãos de kefir de água deixem de se propagar, se sujeitos à certos compostos encontrados em ervas específicas. Se optar por usar grãos de água, separe alguns de seu estoque excedente. Quando você usar Grãos de Kefir de leite pela primeira vez, você pode precisar deixar fermentando por mais de 24 horas os primeiros lotes.

Chá Probiotico de Ervas

Muitos componentes medicinais herbários estão na forma de óleos essenciais. Estes são insolúveis na água, os grãos de Kefir podem ajudar na sua liberação. Isto é possível através de certas enzimas, que são produzidas pelos micróbios e fermentos durante a fermentação. Alguns componentes ativos também podem ser dissolvidos pela pequena quantia de álcool produzido durante o processo de fermentação. Além de tornar-se uma fonte probiótica, a fórmula final potencializa a fermentação.

Isso inclui a adição de algumas Vitaminas do complexo B, que são principalmente derivadas das leveduras e possivelmente de outros micróbios e outros aminoácidos, RNA e DNA (dos próprios micróbios). Este processo produz um aperitivo refrescante que pode ser preparado com sabor natural similar à "cola", "champanhe” ou até uma "essência carbonatada" da erva aromática.

Receita para o Tônico Herbal "Kefir de Erva medicinal"

Dicas e variações

Você pode usar algumas de suas fórmulas favorita para preparar seu Kefir de ervas ou fazer combinações com ervas diferentes que você goste, ou tenha necessidade. Tente adicionar um pouco de raiz de Dente-de-leão como limpador de fígado e tônico, ou flor de maracujá e passiflora para uma boa noite de sono.

Você pode usar saquinhos de chás herbáceos comerciais em ambos os métodos descritos, não existe nenhuma limitação e experimentar é recomendado.

Veja uma tabela que faz a associação de ervas com as doenças que podem ser tratadas por elas.

Dicas para cozinhar e fazer chá

Com a aplicação de uma técnica simples, pode-se reter compostos essenciais quando cozinhar alimentos ou preparar chás herbáceos com a aplicação de uma técnica usada em química e adotada na cozinha. É um sistema simples, que qualquer um pode aplicar em casa. Tudo que você necessita é um pote e água fria.

No Laboratório

Em um laboratório, é realizada uma técnica conhecida como refluxo ou aquecimento sob refluxo. Um condensador é usado para condensar e obter os componentes voláteis. Durante o refluxo, a vaporização da mistura fervente é seguida por condensação destes vapores nas paredes interiores do condensador. O condensador é mantido frio por água fluindo em um revestimento ao redor da parede externa. As gotas condensadas caem novamente na solução e não se perdem na atmosfera.

Aplicando Ciência à Cozinha

Na cozinha, esta técnica pode ser adaptada simplesmente colocando-se um pote cheio de água fria/gelo na boca da panela. Esta tigela substitui a tampa. Assim como no laboratório durante o refluxo, os componenetes essenciais misturados ao vapor são condensados quando entram em contato com o pote com a água fria (que agora age como um condensador). Qualquer componente condensado retorna ao pote, em vez de desaparecer no ar. Os odores que são exalados ao cozinhar são também alguns destes componentes essenciais, especialmente quando se prepara chás herbáceos, com ervas aromáticas ou ervas e temperos aromatizantes.

Nota. Esta técnica não pode ajudar com compostos que desnaturam quando aquecidos ou cozidos.


No laboratório os princípios do refluxo e aquecimento sob refluxo são executados durante a extração dos componentes orgânicos. Esta extração demora muitas horas. Para interromper qualquer perda de solventes e essências, o aquecimento por refluxo é executado fixando-se um condensador no topo da seção de extração. Os solventes e qualquer componente essencial que é vaporizado condensam na câmara, e então caem na solução, não se perdendo na atmosfera.

Resumo

Alguns benefícios alcançados usando esta técnica simples na cozinha:

Na imagem ao lado, vê-se um pote de aço inoxidável cheio de água fria colocado na boca de uma panela. Também pode-se adicionar alguns cubos de gelo. Esta técnica simples ajuda a reter os componentes voláteis no alimento ou chá.

Esta técnica é usada especialmente para preparar chás de ervas. Isto porque os óleos essenciais são voláteis e se perdem como vapores quando as ervas são aquecidas. Os óleos essenciais são normalmente os principais ingredientes das ervas medicinais.

Fonte: [26]